Através dos séculos, coleções de livros serviram para simbolizar a cultura e o conhecimento de seus donos. Na maioria das línguas, a palavra "biblioteca" passou a significar, não somente os livros, mas também os prédios que os abrigam.
Os ricos e poderosos investiram profusamente nessas estrutura e, em sua forma mais elevada, a biblioteca se tornou uma obra de arte completa, combinando pinturas, esculturas, mobília e arquitetura em espaços únicos e exuberantes. Desde os projetos das bibliotecas da Roma Antiga até os da Bibliothèque Nationale, em Paris, os arquitetos tentaram superar uns aos outros, produzindo prédios cada vez mais espetaculares. Este é o primeiro livro dedicado a contar a história desse tipo de de construção em todo o mundo, desde os primórdios da escrita até a atualidade, da Mesopotâmia Antiga ao Japão moderno. Cada era e cultura reinventou a biblioteca, moldando-a de forma a refletir suas próprias prioridades e preocupações, espelhando, no processo, a história da civilização.
Este livro pertence a uma categoria à parte, dada sua ambição e seu escopo. Os autores viajaram juntos pelo mundo, visitando e documentando cerca de 80 bibliotecas. James W. P. Campbell é historiador da arquitetura e fornece um relato competente e de fácil leitura. Will Pryce é um dos fotógrafos de interiores e de arquitetura mais importantes do mundo. Cativantes e tecnicamente impecáveis, suas fotografias representam com clareza a atmosfera dos ambientes retratados.
As melhores bibliotecas são repositórios não apenas de livros, mas de conhecimento, de criatividade e de contemplação, encarnando algumas das maiores conquistas da humanidade. Juntos, Campbell e Pryce produziram uma obra de referência - a história definitiva da arquitetura das bibliotecas.
DEDICATÓRIA DOS AUTORES:
"Este livro é dedicado à memória dos nossos pais, que acreditamos, teriam gostado dele; e a nossos filhos, que esperamos que, com o tempo, venham a apreciar bibliotecas tanto quanto nós."
Referência:
CAMPBELL, James W.P.; PRYCE, Will. A biblioteca: uma história mundial; tradução de Thaís Rocha.- São Paulo; Edições Sesc São Paulo, 2015. Preço médio: R$ 130.
(328 páginas ricamente ilustradas com belas fotografias. Encadernação de luxo, capa dura. A foto da capa é do Salão Filosófico, Mosteiro de Strahov, Praga, República Tcheca, 1797)
Biblioteca Joanina - Universidade de Coimbra - Portugal, 1728
Biblioteca da Abadia de Admont, - Admont - Áustria, 1776
Biblioteca da Abadia de St. Gallen - St. Gallen - Suíça, 1765.
Biblioteca do Congresso Norteamericano - 1897 - Washington
Biblioteca Nacional da China - Pequim, 2008.







