Este livro traz uma nova abordagem sobre histórias cujos fragmentos se encontram dispersos em muitos lugares. Ao seguir os passos do grande naturalista Charles Darwin, cuja teoria da evolução introduziu o conceito de que os seres vivos, mas também os conhecimentos e as ideias, evoluem, o autor concebeu uma obra que integra as histórias da escrita, do papel, da gravura e da imprensa em uma mesma jornada evolutiva, cujo ponto de fusão definitivo é a prensa de Gutemberg, inventada na Alemanha, em 1455.
Partindo da Mesopotâmia por volta do ano 3.300 a.C., o livro percorre os caminhos tortuosos dessa maravilhosa viagem que nos leva ao Egito dos faraós; à Pérsia de Dario; à Fenícia dos navegadores comerciantes que criaram o alfabeto; até à distante China das dinastias imperiais, onde Marco Polo conheceu o papel criado pelos chineses, que percorreu a Rota da Seda, chegou ao mundo árabe e de lá foi levado à Espanha pelos mouros, entrando em uma Europa, que deixava a Idade Média e ingressava no Renascimento. É neste cenário que Johannes Gutenberg investiu tudo o que tinha, e durante mais de vinte anos trabalhou e pesquisou arduamente para consolidar a impressão com tipos móveis metálicos.
Estas 4 pesquenas histórias - escrita, papel, gravura e imprensa -, nos contam a saga da civilização e o esforço empreendido para tornar a sociedade mais rica em conhecimentos e em valores humanos, pois este livro é também um tributo aos homens que escreveram a história. Foram eles que escreveram as regras do mundo em que vivemos, os contos que nos encantaram quando crianças e todos os livros que lemos e os que ainda vamos ler!
A intenção e o gesto da escrita
A maior parte do que sabemos sobre a história da humanidade e o conhecimento humano chegou até nós porque foi escrito e impresso. Escrever para preservar a memória do esquecimento, para gravar e multiplicar a informação são atividades criadas pelo homem para promover o conhecimento.
Desde os primórdios, os registros feitos em pedras por nossos primitivos ancestrais até hoje, em que as formas mais atuais de registro, se esforçam por superar a mais fértil imaginação, a intenção do homem com suas mensagens gravadas era uma só: permitir que o conteúdo da mensagem alcance e seja compreendido por outro homem. Portanto guardam entre si fortes semelhanças, já que a intenção que as motivou foi a mesma.
Foi assim, deixando marcas e imagens pelo caminho, que o homem chegou à escrita e esta, por sua vez, ao permitir que ele perenizasse mensagens inteligíveis, separou definitivamente a Pré-história da História. Desde então, o homem nunca mais parou de aperfeiçoar suas formas de comunicação escrita e os meios de produzi-la, guardá-la e multiplicá-la.
Este livro narra de forma concisa e bastante singela a jornada da escrita, seu encontro com o papel, o encontro dos dois com a gravura e, por fim, sua completa fusão com a imprensa feita na gráfica de Gutemberg. Juntas, suas quatro histórias mudaram o mundo!
Sumário
- Cronologia básica das 4 pequenas histórias
- Prefácio e Apresentação
- 4 Pequenas histórias que juntas mudaram o mundo
- Introdução
- Pequena história da Escrita
- A intenção e o gesto
- Decifrando a história da história
- A primeira das profissões de caráter intelectual
- Com o alfabeto, a escrita fonética passa a reproduzir a voz humana
- A escrita de um outro mundo
- Pequena história do papel
- Pequena história da gravura
- Pequena história da imprensa
- A contribuição de Gutemberg na fusão das 4 pequenas histórias
- Queima de livros e Genocídio Cultural
- Livros veneráveis e Livros memoráveis
- Epílogo: Com a escrita, a civilização dá o primeiro passo de sua longa caminhada
História da Escrita, do Papel, da Gravura e da Imprensa: 4 Pequenas histórias que juntas mudaram o mundo.
Autor: FABIO MESTRINER
Editora M.Books do Brasil
Preço aproximado: R$ 79
